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Anti-inflamatórios naturais

Os anti-inflamatórios naturais

por Patrícia Affonso
Máxima – 04/2013

  • Toda inflamação é, na verdade, um mecanismo de defesa do organismo contra uma agressão. “A intenção é identificar os agentes responsáveis pelo ataque e neutralizá-los rapidamente”, explica a nutricionista funcional Roseli Rossi, da clínica paulista Equilíbrio Nutricional. O problema pode vir acompanhado de dor, febre, vermelhidão, desconforto e inchaço.

Com orientação médica adequada, o corpo se restabelece em poucos dias, mas nem sempre é assim… “Muitas pessoas usam remédios anti-inflamatóriossem receita e de forma continuada. Em excesso, eles desencadeiam úlcera, gastrite, problemas cardiovasculares e hipertensão”, diz o nutrólogo Hélio Osmo, da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad). 

A inflamação tratada de maneira errada contribui para o surgimento de doenças graves, que vão de artrite reumatoide e câncer a diabetes. O ideal é que o organismo tenhaimunidade suficiente para debelar o processo inflamatório. Alguns alimentos são capazes de dar uma força e tanto para isso – confira!

IMUNIDADE EM ALTA
Alimento poderoso: SHITAKE
Por que funciona:
 os japoneses já aproveitam os benefícios dessa planta há muito tempo. “O shiitake é um cogumelo rico em proteínas e pobre em calorias. E o mais interessante é que possui alto teor de lentinana, nutriente que estimula a produção de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo a inflamações”, esclarece a nutricionista Andrea Santa Rosa Garcia, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional.
Dica esperta: nada de descartar os talos do shiitake na hora do preparo. “É onde se concentram as potentes fibras betaglucanas. Elas fazem uma verdadeira faxina no organismo, eliminando as toxinas que favorecem o surgimento de doenças”, garante Andrea. Estudos da Universidade de Illinois, dos, EUA, mostram que as betaglucanas são capazes de prevenir doenças cardiovasculares.
Dose ideal: 1 pires (chá) por dia.

CORAÇÃO PROTEGIDO
Alimento poderoso: AZEITE DE OLIVA EXTRAVIRGEM
Por que funciona:
 esse óleo é um dos protagonistas da dieta mediterrânea, considerada uma das mais saudáveis do mundo. “Por ser fonte de gorduras monoinsaturadas, as chamadas gorduras do bem, o azeite reduz o colesterol LDL (ruim) e evita a inflamação das artérias, que podem causar uma série de complicações no aparelho cardiovascular”, afirma a especialista Roseli Rossi. Uma recente pesquisa publicada no jornal científico internacional Nature apontou que um composto presente no azeite de oliva, o oleocanthal, também inibe a atividade de enzimas ligadas aos processos inflamatórios.
Dica esperta: use sempre o óleo frio para incrementar os pratos prontos. Quando passa por aquecimento, sua estrutura é modificada e ele pode perder boa parte das propriedades funcionais.
Dose ideal: de 1 a 3 colheres (sopa) por dia.

SISTEMA RESPIRATÓRIO LIVRE
Alimento poderoso: GENGIBRE
Por que funciona:
 a raiz é rica em ativos, como felandreno, zingibereno e zingerona, que agem principalmente no combate a inflamações das vias aéreas superiores (bronquite, sinusite e asma), garantindo descongestionamento. “É um remédio natural excelente para quem está incomodado com o acúmulo de catarro ou pigarro”, diz Roseli. Há também a presença do mineral selênio, que reforça a ação anti-inflamatória, e do ativo gingerol, que funciona como analgésico, minimizando o dedesconforto causado por esses males.
Dica esperta: “A raiz fica muito gostosa se acrescentada a saladas, vegetais cozidos. Se preferir, rale um pedaço, coloque na água e tome ao longo do dia. Ou, ainda, faça um chá, mas lembre-se que o gengibre deve ser fervido durante o preparo”, ensina Roseli.
Dose ideal: 1 colher (sopa) do gengibre ralado ou um pedaço pequeno por dia.

ARTICULAÇÕES PERFEITAS
Alimento poderoso: AÇAFRÃO
Por que funciona: 
pesquisa publicada no periódico Journal of Biological Chemistry, dos EUA, afirma que a curcumina, pigmento responsável pela cor do açafrão, elimina os mecanismos biológicos que desencadeiam as inflamações nos tendões e causam a famosa (e dolorosa) tendinite. O potencial anti-inflamatório e desintoxicante do condimento também é eficaz no combate a dores nas articulações provocadas por doenças como artrite e artrose.
Dica esperta: experimente utilizá-lo no preparo de arroz, torta e molho de salada. Mas cuidado, porque o sabor é forte! Portanto, não exagere – basta uma pitadinha.
Dose ideal: 1/2 colher (café) por dia.

INSTESTINO SUPERSAUDÁVEL
Alimento poderoso: BATATA-DOCE
Por que funciona: 
o tubérculo possui índice glicêmico baixo, contribuindo no combate a inflamações. “Os alimentos com carga glicêmica alta tornam o pH do organismo mais ácido e convidativo à proliferação de fungos e bactérias nocivos”, esclarece Roseli. Rica em fibras, a batata-doce aumenta a presença de micro-organismos benéficos no intestino e combate os maléficos, prevenindo a síndrome do cólon irritável e a colite ulcerosa. Se o quadro inflamatório já estiver instalado, nutrientes como o betacaroteno, o manganês e as vitaminas B6 e C resolvem a questão, já que têm função antioxidante e imunomoduladora.
Dica esperta: combine a batata com coco, mel, noz-moscada ou canela para preparar doces. Use-a também em salgados – sopas, purês.
Dose ideal: 2 fatias médias por dia.

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