Início > ATIVISMO, ÉTICA, Ecodesign, ECONOTÍCIAS, RECICLAGEM, SOCIEDADE > ECODESIGN: Um capacete ecológico feito de madeira e cortiça

ECODESIGN: Um capacete ecológico feito de madeira e cortiça

A Coyle é uma empresa de capacetes de madeira que começou como uma experiência de garagem e lentamente evoluiu para um negócio bem-sucedido. Sedeada em Corvallis, Oregon, nos Estados Unidos, a equipa usa uma concha de madeira e um sistema de amortecimento de cortiça para criar artigos originais, provenientes de fontes naturais.
De forma geral, o fabrico de produtos com base em materiais orgânicos é menos prejudicial do que com materiais sintéticos – o processo de fabrico, tal como qualquer lixo produzido, não é tóxico, ao contrário do que acontece com plásticos ou colas.
De acordo com o Inhabitat, na Coyle a maior parte da madeira utilizada advém de árvores que, de outra forma, se tornariam lenha ou seriam usadas em projectos artesanais. A empresa usa também subprodutos de moagem de madeira da indústria da construção.
O fundador, Dan Coyle, tem como ambição usar unicamente materiais orgânicos como os principais componentes dos seus artigos. Foi assim que começou a testar a cortiça para o acolchoamento das peças, ao contrário das tendências da indústria, acabando por descobrir que o material excedia os padrões de segurança exigido para capacetes.
Usar cortiça também lhe permitiu criar um produto verdadeiramente sustentável. Falamos de um produto que é recolhido manualmente dos sobreiros, sem danificar as árvores ou lhes reduzir o período de vida útil.
A Coyle surge assim como mais um óptimo exemplo de como repensar os processos de produção e fabrico na criação de produtos que conseguem ser bons e, ao mesmo tempo, amigos do ambiente.

Fonte: ecodesign

20130910-124456.jpg

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: