Início > ATIVISMO, Ecodesign, ECONOTÍCIAS, SOCIEDADE > Veja: Uma barraca que aproveita os raios solares para gerar eletricidade !

Veja: Uma barraca que aproveita os raios solares para gerar eletricidade !

A barraca utiliza a energia do sol

Uma barraca que aproveita os raios solares para gerar eletricidade foi recentemente desenvolvida no Reino Unido. A solução utiliza energia renovável para acabar com vários problemas que surgem nos acampamentos, regulando as temperaturas internas e permitindo que celulares sejam carregados. Além disso, o acesso à internet é garantido na barraca.

Concebida pela Kaleidoscope e pela Orange Communication, a Concept Tent é revestida por um tecido especial que absorve diretamente os raios de sol, dispensando o uso de painéis solares fixos. A barraca também conta com três dispositivos sensíveis à luz, que se movimentam de acordo com a posição do sol ao longo do dia, para evitar que a energia seja perdida.

Depois de captada, a luz é processada por um moderno sistema instalado no interior da tenda, que não usa fios e indica os níveis de energia solar em uma tela LCD sensível ao toque. O mesmo sistema wi-fi que transmite as informações da geração de eletricidade também garante o acesso à internet dentro da barraca.

A estrutura também conta com um sistema de indução magnética, utilizado para carregar celulares e outros gadgets, como notebooks e tablets, que costumam acompanhar os aventureiros mais fanáticos por tecnologia. Além disso, a energia acumulada serve para alimentar aquecedores internos, instalados na base da barraca e acionados automaticamente quando caem as temperaturas – uma boa alternativa para driblar as noites de frio.

Ao criar a habitação provisória, os britânicos levaram em conta não só os aventureiros que acampam em meio à natureza, mas, principalmente, os participantes dos megafestivais que acontecem no Reino Unido – em especial, o Glastonbury. Assim, tanto na floresta, como na multidão, é possível enviar um SMS para o sistema de controle, que aciona luzes coloridas para direcionar os habitantes provisórios à localização da tenda. Por enquanto, a Concept Tent é apenas um protótipo, ainda sem previsão para ser lançado.

Redação CicloVivo

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: