Início > ANIMAIS > Cães e Gatos: Disputa territorial e diversão motivam as perseguições

Cães e Gatos: Disputa territorial e diversão motivam as perseguições

 

iphone 010

Axl e gordo, convivência pacífica.

Eles brigam como cão e gato! Quem já não ouviu tal frase? Nos desenhos animados, cachorros perseguem felinos, reforçando a ideia de que os animais são inimigos mortais. E na vida real, a inimizade entre eles é verdadeira?
Nem sempre, segundo os veterinários. É certo que muitos cães não aceitam a convivência com gatos e vice-versa, mas eles não são espécies inimigas naturais, já que não há relação de predador e caça entre ambos. Cães não se alimentam de gatos!
Quando esses bichos se estranham, trata-se de uma disputa territorial, na maioria das vezes. O cachorro vê seu domínio invadido por outro animal e reage, latindo ou rosnando. O gato responde arrepiando os pelos e também emitindo sons característicos. O cão interpreta esses sinais como uma agressão ou provocação e a perseguição começa. Ele agiria da mesma forma com qualquer outro animal que representasse uma ameaça a seu território.
Além disso, cachorros adoram correr atrás de tudo o que se move rapidamente. Assim, um gato assustado parece uma ótima brincadeira. Tal comportamento aflora a memória genética de seus ancestrais, os lobos, que caçavam coelhos e pequenos roedores. Esse é outro motivo pelo qual cães perseguem gatos, parecendo caçá-los. Mesmo os cachorros que chegam a matar os felinos, não os comem; quando o “brinquedo” para de se mexer, perde a graça.
Mas nem sempre é assim. Em muitas casas, esses animais convivem pacificamente. Se ambos são criados juntos desde filhotes, tudo fica mais fácil. Caso contrário, a aproximação deve ser feita aos poucos. Os donos precisam ensinar para os bichos quais são os seus limites e até repreendê-los quando for necessário.

 

fonte: correio riograndense

Anúncios
Categorias:ANIMAIS
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: