Início > ATIVISMO, ÉTICA, ECONOTÍCIAS, RECICLAGEM, SOCIEDADE > Estudo defende uso de sacolas plásticas

Estudo defende uso de sacolas plásticas

Uma pesquisa sai em defesa das sacolinhas plásticas e tenta mostrar que são embalagens sustentáveis pela proporção de matérias primas que utiliza na sua fabricação e pela ampla possibilidade de reutilização que oferecem. VOCÊ CONCORDA?

Um estudo britânico sobre o impacto ambiental de diversos tipos de sacolas de supermercados mostrou que as sacolas plásticas trazem menor impacto ao meio-ambiente que outros tipos de sacolas. O estudo verificou o ciclo de vida de sacolas de algodão, ecobags, sacos de papel e sacolas plásticas tradicionais e o resultado apontou que a proporção de matéria prima usada nas sacolinhas em comparação com as tantas possibilidades de reutilização que elas oferecem as fazem ser mais sustentáveis que os outros tipos de sacola.

O relatório é da Agência do Meio Ambiente britânica e foi obtido pelo jornal britânico “The Independent” no dia 27/mar. Diz que PEAD (polietileno de alta densidade) utilizado nas sacolas causa menos impacto ambiental do que as matérias-primas das ecobags.

Segundo o estudo, as ecobags de outros materiais teriam que ser reutilizadas mais de 100 vezes para compensar a quantidade de material que levam em sua produção. As de papel, cerca de três vezes mais, porém a fragilidade do material não o permite. Já a sacola plástica comum tem a resistência suficiente para ser reutilizada por mais de cinco vezes (número mínimo para justificar sua produção) e, depois disso, ainda serve para embalar o lixo residencial, promovendo a saúde pública.

Outro importante dado do estudo é que, devido ao fato da sacolinha plástica apresentar o menor peso dentre as opções analisadas, ela apresenta, em seu processo produtivo, a menor geração de CO2 frente as outras opções. A sacolinha de plástico apresentou os menores impactos ambientais em oito das nove categorias de avaliação de performance trabalhadas neste estudo.

Conheça o Estudo: http://www.environment-agency.gov.uk/static/documents/Research/Carrier_Bags_final_18-02-11.pdf

Uma boa alternativa para poupar recursos naturais são as ecobags de palha.

fonte: Monitor Mercantil, folha sp

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. abril 9, 2011 às 5:42 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: