Início > Receitas, VEGetariANISMO > Pãozinho Vegano

Pãozinho Vegano

Confesso que não costumo publicar receitas aqui. Deve ser porque não sei cozinhar. Às vezes até me aventuro a fazer um arroz (de porções/saquinho é mais fácil e prático) ou um miojo… mas isso é só quando a fome é desesperadora e a preguiça de sair à rua me obriga. Normalmente procuro algo pronto ou espero que alguém mais afeito à pratica culinária apareça e faça alguma coisa comestível…

Hoje, publico aqui a receita de um baguete. Achei muito bonito. Se alguém fizer e quiser me mandar um pedacinho ficarei muito feliz, do contrário acho que vou aguardar o alguém afeito à prática culinária chegar em casa para apresentar a foto do pão…talvez dê certo!

Baguetes (vegana)

Ingredientes

3 xícaras (400 g) de farinha trigo
1/2 colher (chá) de sal
3/4 de colher (chá) de açúcar
1/4 de colher (chá) de fermento biológico seco
1 xícara e meia de água fria
Farinha para polvilhar
5 dentes de alho
5 azeitonas inteiras
5 tomates-cereja cortados ao meio
1/4 de xícara de azeite extra-virgem
3/4 de colher (chá) de sal grosso ou flor de sal

Preparo

Em uma tigela média, misture a farinha, o sal, o açúcar e o fermento. Adicione a água e, usando uma colher de pau, misture até obter uma massa molhada, pegajosa, cerca de 30 segundos. Cubra a tigela e deixe descansar em temperatura ambiente até que a superfície esteja pontilhada com bolhas e a massa tenha dobrado de tamanho, 10 a 18 horas.

Depois do repouso da massa, prepare uma superfície com farinha de trigo. Use uma espátula para raspar a massa da tigela. Dobre a massa sobre si mesma umas três vezes, molde suavemente achatando-a. Pincele a superfície da massa com um pouco de azeite de oliva e polvilhe com 1/4 de colher (chá) de sal grosso.

Pegue uma tigela grande (o suficiente para comportar a massa quando ela dobrar de tamanho) ou se preferir, também pode usar a assadeira e untá-la com azeite. Delicadamente, coloque a massa de pão, lado da emenda para baixo na tigela. Cubra a tigela com uma toalha e espere ela dobrar de tamanho. Meia hora antes do final do segundo repouso pré-aqueça o forno em temperatura alta.

Corte a massa em quatro. Delicadamente estique cada peça uniformemente em uma longa forma de baguete, magro, aproximadamente o tamanho da assadeira. Coloque na assadeira, deixando cerca de 1 cm entre os pães. Incorpore os dentes de alho, azeitonas ou tomates-cereja nas baguetes, cerca de cinco peças por pão. Regue com azeite de oliva. Polvilhe o restante do sal.

Asse por 15 a 25 minutos ou até que a crosta fique marrom e dourada. Deixe esfriar na assadeira por cinco minutos, em seguida, utilize uma espátula para transferir a baguete para uma grelha de metal para esfriar completamente.

Nota – A baguette pode ficar um pouco empapada em apenas algumas horas por causa do sal na superfície. Se isso acontecer, reaqueça os pães em forno quente até ficar crocante.

Fonte: Cantinho Vegetariano

Anúncios
Categorias:Receitas, VEGetariANISMO
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s