Início > ATIVISMO, ECONOTÍCIAS > Americano traz ao RJ filtro de água artesanal

Americano traz ao RJ filtro de água artesanal

Na foto, da esquerda para direita: Vavá Ribeiro, Guga Ketzer, Jon Rose (de camiseta preta) e funcionários da defesa civil.

O surfista americano Jon Rose esteve no Brasil com uma solução interessante para auxiliar as vítimas das inundações e deslizamentos ocorridos nas cidades serranas do Rio de Janeiro. Ele desenvolveu um sistema de filtragem de água, simples e de fácil acesso, feito com baldes de plástico, torneiras e filtros de cerâmica. Assim, a água de rios, lagos ou da própria chuva podem se tornar potável.

Com a invenção, Jon Rose fundou a ONG Waves for Water* e já ajudou chilenos e haitianos que perderam o acesso à água potável depois das tragédias naturais em seus países. Nas cidades serranas do Rio de Janeiro o surfista distribuiu 200 unidades, que poderão atender mais de 20 mil pessoas.

“Eu já havia visitado o Brasil muitas vezes e divido uma conexão espiritual com a cultura local”, escreveu o surfista em seu blog*. Desta vez, Jon Rose ficou impressionado. “A natureza da destruição me pareceu exatamente como os destroços de tsunami que vi em Sumatra alguns meses atrás”, registrou.

Jon conta que recebeu ajuda de pessoas que estavam trabalhando no local para organizar os kits e a linha de montagem dos filtros. Além de doá-los, Jon ensinou os moradores como montá-los e operá-los, para que a ajuda continue mesmo depois de sua visita. O americano veio ao Brasil a convite do fotógrafo Vavá Ribeiro e do publicitário Guga Ketzer e sua viagem foi patrocinada pelo Movimento CYAN, da AmBev, e pela agência de publicidade Loducca, que aqui nomeou o projeto de Água Pura, Serra Viva.

* Waves for Water
*blog

Fonte: Planeta Sustentável

Anúncios
Categorias:ATIVISMO, ECONOTÍCIAS
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: