Início > ECONOTÍCIAS, RECICLAGEM > Garrafas pet se transformam em aquecedor solar

Garrafas pet se transformam em aquecedor solar

Autor: Silvia Zarbato

Tubarão: Como pode uma idéia contribuir para a redução da degradação meio ambiente, trazer benefícios sociais e ainda ajudar na economia do lar?
O comerciante de Tubarão José Alcino Alano, 54 anos, conseguiu juntar essas três características em um invento simples, mas revolucionário: um sistema de aquecimento solar de água feito com garrafas plásticas de refrigerante, o pet, e caixas de leite de um litro.
O esquema é mesmo dos aquecedores solares produzidos industrialmente, conhecido tecnicamente de sistema termo-sifão. A diferença está justamente do material utilizado. As garrafas, as caixas de leite e alguns metros de canos de PVC são utilizados para confeccionar o painel que serve para a aquecer a água. As caixinhas recortadas e os canos são pintados de preto fosco para absorverem a energia solar e a transformar em calor. As garrafas envolvem os canos por onde passa a água e mantém o calor através de efeito estufa. A água sai da caixa d’água em temperatura ambiente, passa lentamente pelo sistema, eleva a sua temperatura e volta para a caixa.
Após seis horas em média nesse ciclo constante, a água pode chegar a uma temperatura de até 38º Celsius no inverno sul-catarinense ou 50º no verão. “No inverno, como o frio é demais na nossa região, ás vezes ligamos o chuveiro elétrico com controle eletrônico no mínimo somente para dar aquecida a mais, pois o sistema já quebrou aquele gelo. Já no verão a água fica realmente quente e é preciso misturar com água fria para não se queimar”, conta seu José Alano, que usa o aquecedor de pet em sua casa desde outubro de 2002. “Resolvi elaborar esse projeto ao perceber o grande desperdício de plástico e de papel que promovemos ao jogarmos essas garrafas e caixas no lixo”, conta.
Na sua residência, o sistema abastece dois banheiros e custou um investimento total de R$ 83,00. Apesar de hoje estar precisando de uma ampliação, Zé Alano, como é mais conhecido, consegue economizar até 120 quilowatts de energia elétrica por mês.
O sonho do comerciante agora é ver o seu invento sendo utilizado em escolas, creches, entidades e pela comunidade em geral. “Nós registramos a patente não para desenvolver um processo industrial, mas justamente para evitar que outros não utilizem comercialmente a idéia”, ressalta. Para tanto, seu José tem buscado apoio de entidades para levar o seu projeto, que ainda não foi instalado em nenhum outro lugar, adiante. “Se você parar para pensar, vai perceber que, na verdade, não estou fazendo isso por caridade, afinal, reaproveitando o lixo, vou estar fazendo um mundo melhor para mim, para meus filhos para os meus netos”, diz empolgado. “Mas somente consegui chegar a esse resultado graças à ajuda da minha esposa, Lizete, e de meus filhos”.
Interessados em conhecer o projeto de seu José Alcino podem entrar em contato através do e-mail da família Alano walano@ibest.com.br.

Construa Vc mesmo seu aquecedor:

Myebook - Manual Aquecedor Solar de Garrafas Pet - click here to open my ebook

Categorias:ECONOTÍCIAS, RECICLAGEM
  1. mauro pereira
    janeiro 15, 2011 às 2:12 am

    Olá boa noite, meu nome é Mauro e eu gostaria de aprender como fazer este sistema de aquecimento de água, este ano pretendo construir minha casa com todas as dificuldades que um pobre brasileiro tem, é um sonho que pretendo realizar este ano, desta forma estou pesquisando tudo o possível para baratear minha obra, como o seu produto é patenteado preciso da sua autorização, desde já muito obrigado!

  2. rosefrey
    janeiro 15, 2011 às 1:18 pm

    Oi Mauro,

    O e-mail da família Alano para autorização de uso é walano@ibest.com.br. E no texto, há um manual que vc pode baixar para ter maiores informações do sistema. Boa sorte!

  3. manoel n vargas
    abril 19, 2011 às 6:48 pm

    gostaria de aprende fazer o aquecimento, pois tenho uma casa no interior onde não consigo luz eletrica, e a agua é muito fria, interior de bom jardim da serra, se puder me ensinar ficarei muito grato.
    saudações
    manoel

    • rosefrey
      abril 19, 2011 às 8:48 pm

      Oi,

      Tem um manual na matéria que vc pode baixar. Além disso, o e-mail da família Alano é walano@ibest.com.br. Abraço!

  4. junho 2, 2011 às 8:09 pm

    Gostaria que me enviassem o manual do aquecedor por mail gostei muito do projeto obrigado.

    • rosefrey
      junho 9, 2011 às 4:06 pm

      Olá! O manual está pronto para download, basta clicar na figura e baixar. Abraço!

  5. VERA BUNGARTEN
    dezembro 7, 2012 às 10:18 pm

    Estou interessada em adquirir a foto do aquecimento solar com garrafas PET, é possível? Tenho urgência !

    • aboboraverde
      dezembro 8, 2012 às 1:01 pm

      Sim, vc pode obter todos os dados com o manual publicado no final da matéria.

  6. raimundo alves
    outubro 13, 2013 às 12:27 am

    Raimundo gostaria de saber. eu tenho um aquecedor tradicional instalado de 250 litros . eu queria saber se eu posso jogar a agua quente do aquecedor que eu fiz de garrafa pet., usando para conservar quente?

  7. José Maria de Sá
    fevereiro 17, 2014 às 2:58 pm

    Gostaria de receber o manual de como construir de maneira pratica e facil o aquecedor solar com materiais reciclaveis.
    Att
    José Maria

  8. Valdirene
    abril 16, 2014 às 2:17 am

    Não consigo baixar o manual, como faço?
    Obrigada!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

