Início > ANIMAIS, ATIVISMO, ÉTICA > Microbiologista Pedro Ynterian defende o fechamento de zoológicos

Microbiologista Pedro Ynterian defende o fechamento de zoológicos

Pedro Ynterian com um dos chimpanzés de seu santuário; microbiologista defende fechamento de zoológicos


Em entrevista concedida a Marcelo Bortoloti da Folha de S.Paulo, o microbiologista cubano naturalizado brasileiro Pedro Ynterian, 71 defende que zoológicos são ruins e deveriam ser fechados. Ele diz que os animais passam por tortura psicológica com visitação pública e que uma criança aprenderia muito mais assistindo a documentários.

Ynterian é empresário, microbiologista e dono de um santuário ecológico em Sorocaba (SP) com 200 animais, entre 50 chimpanzés, nove leões, dois tigres e dois ursos, além de presidente internacional do “Great Ape Project”, que luta pelo bem-estar dos grandes primatas.

Atualmente ele luta pela libertação do chimpanzé Jimmy, do zoológico de Niterói (RJ), cujo habeas corpus será julgado em novembro. Ynterian defende que gorilas, chimpanzés e orangotangos tenham garantias como a de não serem mortos ou enjaulados.

Confira a matéria da Folha:

Folha – Os zoológicos brasileiros deveriam ser fechados?
Pedro Ynterian – Sim. Nenhum zoológico brasileiro é de primeira linha. Se você visitar cada um deles e reparar onde os animais comem e dormem, irá encontrar coisas terríveis. Muitos só são alimentados de noite e passam o dia em espaços exíguos.
A quantidade de mortes é absurda. Só metade está na regularidade, o resto funciona sem autorização do Ibama.

Para onde iriam os animais?
Os zoológicos poderiam virar centros de resgate e cuidado, mas sem visitação. Existe essa necessidade. Eu recebo mensalmente pedidos do Ibama para abrigar animais apreendidos.

A visitação é um problema?
Exibir publicamente uma galinha não é o mesmo que um primata ou um elefante, animais com inteligência superior. Um chimpanzé tem 99,4% do nosso DNA, se relaciona com as pessoas, odeia algumas e ama outras.
É tortura colocá-lo num recinto fechado. Em pouco tempo fica louco. É comum recebermos chimpanzés que se mutilam, arrancam pedaços da perna e dos braços com os dentes.

Os zoológicos são considerados espaços de lazer e educação para as crianças.
Os animais que estão ali não são representantes legítimos da sua espécie. São estressados. A criança pode ver o leão no zoológico, mas o comportamento dele é falso. Acho mais válido assistir a um documentário.

Os zoológicos são como os circos?
Os circos ainda são piores, porque lá os animais são submetidos a castigos físicos. Eu recebo muitos casos de chimpanzés que aprenderam a beber e a fumar em circo. Tenho um urso viciado em Coca-cola que veio de circo. Mas isto também acontece nos zoológicos.
Na Europa havia um chimpanzé que pedia cigarros aceso para o público e fumava dentro da jaula. Tem o caso de um chimpanzé que fugiu do zoológico de Bauru e ficou desaparecido por dois dias. Foi encontrado num boteco, sentado numa mesa com três bêbados tomando cachaça.

O habeas corpus para o macaco Jimmy é uma tentativa de mudar esse quadro?
A iniciativa é de um grupo de advogados e promotores. Há três anos conseguimos decisão favorável para libertar uma chimpanzé em Salvador. Quando fomos buscá-la, tinha morrido.
Com o Jimmy queremos desafiar a Justiça a se pronunciar sobre a criação de uma figura jurídica intermediária para os grandes primatas. Por lei, os animais são considerados objetos e os humanos sujeitos de direito.
Queremos que os grandes primatas tenham direitos básicos como o de não serem enjaulados, mortos e que ninguém possa ter propriedade sobre eles.

Isto já existe em algum lugar do mundo?
Não. Mas o Brasil, pela sua escola de diversidade e respeito à natureza, tem condições de ser o primeiro e dar o exemplo ao mundo. Não se pode esperar isto dos países desenvolvidos.
Os Estados Unidos são o pior país do mundo para os animais. Lá eles não têm direito algum. Os chimpanzés ainda são usados em experiências de laboratório. Existem mais tigres criados em casas nos Estados Unidos do soltos na natureza no mundo todo.
No Brasil nós temos quatro santuários para chimpanzés que são de excelência, e temos condições de mostrar para o mundo o que deve ser feito.

Anúncios
Categorias:ANIMAIS, ATIVISMO, ÉTICA
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: