Início > ECONOTÍCIAS > Depois do Vélib, Paris vai lançar o Autolib

Depois do Vélib, Paris vai lançar o Autolib

Em Julho de 2007, o parisiense Bertrand Delanoe lançou o Vélib, um programa de partilha de bicicletas que rapidamente se tornou num sucesso de massas.

A inspiração para este programa surgiu do sistema de partilha de bicicletas de Lyon – Velov – que por sua vez se baseou no pioneiro sistema de La Rochelle, posto em prática no distante ano de 1975.

O Vélib, que começou por colocar dez mil bicicletas nas ruas de Paris, é hoje o maior sistema de partilha de bicicletas do mundo, com 17 mil veículos, 1.200 estações – uma em cada 300 metros.

Agora,  Bertrand  anunciou que vai lançar um sistema de car-sharing de veículos eletricos,  o  Autolib.

Este programa vai “oferecer” carros eletricos partilhados a quem subscrever o sistema, que estará disponível em várias estações de toda a cidade, além de ter um grande benefício: estacionamento garantido.

De acordo com o semanário alemão Der Spiegel, o programa começará com três mil veículos distribuídos por 700 estações. A fase de teste ocorrerá entre Junho e Agosto de 2011. Em Setembro, o programa deverá estar 100% operacional.

“Queremos que seja um grande sucesso”, explicou Bertrand.

Assim, e a partir de Junho, os parisienses podem subscrever o Autolib por 15 euros por mês, pagando uma quantia adicional de cinco euros por cada meia hora de utilização.

Como já dissemos, uma das grandes vantagens do Autolib está nas suas 700 estações – e o correspondente estacionamento garantido. É que, como se sabe, Paris não é propriamente conhecida pelos lugares de estacionamento disponíveis.

O objetivo do programa? Retirar carros das congestionadas ruas parisienses, melhorando, no processo, a qualidade de ar da cidade.

No Verão de 2011, centenas de presidentes de Câmara passarão por Paris para verem  as vantagens deste esquema. No futuro, pode ser que o vejamos implementado em outras cidades europeias.

fonte: green savers

Anúncios
Categorias:ECONOTÍCIAS
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: