Início > Uncategorized > Ativista condenado por agressão e obstrução à pesca de baleias no Japão

Ativista condenado por agressão e obstrução à pesca de baleias no Japão

07/07/2010 – 15h27

Japão condena por agressão ativista antipesca baleeira

DA ASSOCIATED PRESS, EM TÓQUIO

Uma corte em Tóquio condenou nesta quarta (7) o ativista neozelandês Peter Bethune por agressão e obstrução de navios caçadores de baleia no oceano Austral.

Bethune também foi considerado culpado por três outros delitos: invasão de propriedade privada, vandalismo e posse de faca. Quando o julgamento começou em maio, ele declarou-se culpado de todas as acusações, exceto agressão.

A corte japonesa o sentenciou a dois anos de prisão com uma sentença suspensa por cinco anos (isto é, ele não será preso se não cometer mais os mesmos crimes durante esses cinco anos).

Segundo a corte, Bethune foi condenado por agressão por ter lançado garrafas de margarina vencida nos tripulantes do baleeiro Shonan Maru, causando ferimentos em alguns deles.

O ativista de 45 anos subiu no navio a partir de um jet ski em fevereiro para confrontar o capitão sobre o afundamento de um barco de ativistas no mês anterior. Ele cortou uma rede de proteção com uma faca para entrar no navio.

Bethune, um ex-membro do grupo conservacionista americano Sea Shepherd, foi preso no navio. O grupo protesta há anos contra a pesca de baleias conduzida por japoneses no oceano Austral.

Segundo o Sea Shepherd, o argumento dado pelos japoneses de que a caça é para fins de pesquisa, uma exceção prevista na moratória internacional estabelecida em 1986, é apenas uma desculpa para a caça comercial dos grandes mamíferos.

O Sea Shepherd disse que excluiu Bethune porque ele violou a política do grupo de não usar armas.

Japão, Noruega e Islândia caçam baleias usando furos na moratória aprovada pela Comissão Internacional da Baleia. O programa japonês de caça a baleias envolve grandes expedições ao oceano Antártico, enquanto a maioria dos outros países que promovem a caça restringem-se a suas próprias regiões costeiras.

fonte: folha on-line

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: