Início > Uncategorized > Saramago, conhecido por opiniões polêmicas, morre aos 87 anos

Saramago, conhecido por opiniões polêmicas, morre aos 87 anos

Saramago era conhecido por sua língua afiada

Saramago era conhecido por opiniões polêmicas e língua afiada

Morreu nesta sexta-feira aos 87 anos, o escritor português José Saramago. O primeiro Nobel de literatura portugues, era conhecido tanto por seu talento literário como por suas visões polêmicas.

Comunista ferrenho, tinha como desafetos a Igreja Católica, o governo israelense e o ex-presidente americano George W. Bush.

"Eu sou um comunista hormonal, meu corpo contém hormônios que fazem crescer minha barba e outros que me tornam um comunista. Mudar, para quê? Eu ficaria envergonhado, eu não quero me tornar outra pessoa", disse Saramago ao repórter da BBC Alfonso Daniels, em uma entrevista em junho de 2009.

Saramago, recentemente fez duras críticas ao primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, a quem se referia como "vômito". No blog que escrevia no site da Fundação Saramago, disse: "Na terra da máfia e da Camorra, o quanto é importante o fato provado de que o primeiro-ministro é um delinquente?"

O escritor comparou, em 2002, a situação nos territórios palestinos com o campo de concentração nazista de Auschwitz: "Nós precisamos tocar todos os sinos do mundo para falar que o que está ocorrendo na Palestina é um crime, e está em nosso poder parar isso"…"Nós podemos comparar (a situação palestina) com o que aconteceu em Auschwitz", disse ele, quando uma delegação de membros do Parlamento Internacional de Escritores se encontrou com o líder palestino Yasser Arafat em Ramallah.

Saramago teve também desentendimentos com o governo português, em 1992, depois que a nomeação de seu livro O Evangelho segundo Jesus Cristo foi bloqueada para um prêmio literário europeu por ser supostamente herético. Nesta ocasião, ele se mudou em exílio simbólico para as Ilhas Canárias.

Saramago era conhecido ainda por seu pessimismo. "Eu sempre tendi a ver o lado negro das coisas, eu acho que as pessoas nascem com isso", disse quando perguntado se a criação rural poderia ser responsável pelo pessimismo que, segundo ele, estava cada vez maior.

Várias das opiniões polêmicas de Saramago estão no livro O Caderno, uma coletânea de textos publicados por ele em seu blog.

"O ser humano inventou Deus e depois escravizou-se a ele", disse o escritor certa vez.

 

 

Fonte: BBC

Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

