Início > Uncategorized > CIÊNCIA: Dias devem encurtar por causa de terremoto

CIÊNCIA: Dias devem encurtar por causa de terremoto

 

Quadro de Salvador Dalí, The Persistance of Memory

Dias devem encurtar por causa de terremoto

 

O terremoto de 8,8 graus que atingiu o Chile no dia 27 de fevereiro provavelmente encurtou a duração dos dias na Terra.

Segundo divulgado pela NASA, o cientista Richard Gross usou um modelo complexo para calcular como a rotação da Terra deve ter mudado como resultado dos tremores.

Ele e sua equipe do Jet Propulsion Laboratory (JPL) chegaram a um cálculo preliminar de que o terremoto deve ter encurtado o comprimento do dia terrestre em 1,26 microssegundos (cada microssegundo é igual a um milionésimo de segundo).

Mais impressionante do que isso é o quanto o tremor moveu o eixo da Terra. Gross calculou que o eixo geométrico da Terra teve variação de 8 centímetros. É importante ressaltar que o eixo geométrico é diferente do eixo magnético (eles são separados por cerca de 10 metros).

Isso acontece pois os grandes terremotos geralmente causam a mudança de posicionamento de centenas de quilômetros de rocha, mudando a distribuição de massa do planeta, o que afeta a rotação.

O movimento de rotação é justamente o “giro” que a Terra dá em torno do próprio eixo: se este foi afetado, o tempo dessa rotação também será.Cada dia representa uma volta que a Terra da em torno de si mesma. Com essa mudanças, o planeta passará a girar um pouco mais rápido, fazendo com que a duração de um dia seja menor.

Por comparação, Gross estima que o terremoto de 9,1 graus de Sumatra, em 2004, deve ter encurtado a duração do dia em 6,8 microssegundos e mudado o eixo da Terra em 7 centímetros.

Apesar de menor em magnitude do que o tremor de 2004, o evento no Chile possuía duas características que causam mais alterações no eixo. A primeira é o fato de ter ocorrido em latitudes médias da Terra, enquanto em Sumatra o terremoto ocorreu perto da linha do Equador. A segunda é o fato de a falha responsável pelo tremor chileno estar em ângulo mais íngreme do que a falha sumatra.

Mas esses números ainda podem mudar, uma vez que nem todos os dados do tremor chileno foram ainda consolidados.

 

Fonte: Info

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: