Início > Uncategorized > Cultivo de hortas em telhas

Cultivo de hortas em telhas

Aos 74 anos, Glória da Costa Mishi forma-se em agronomia e quer levar o projeto Plantando na Cidade a asilos

Em 2005, aos 70 anos e depois de aposentada, Glória voltou à faculdade. Ela decidiu realizar seu sonho: estudar Agronomia. Contou com o apoio dos colegas de classe e, há dois anos, entrou no projeto Plantando na Cidade, implantado na faculdade por um colega de turma. “Lá, a gente cultiva hortas em telhas, um modelo voltado para grandes cidades. Não são necessários grandes espaços para formar uma plantação em telha. Ela não exige agrotóxicos, enxada ou, o que é muito importante, grandes custos”, diz Glória.

{txtalt}

Veja como simples telhas se transformam em hortas

“Plantamos todo tipo de temperos, verduras e legumes, como alface, rúcula, tomate, rabanete, jiló, berinjela… Até morangos a gente cultiva. Já levamos o projeto a escolas públicas e particulares de São Paulo, onde ajudei a semear os canteiros e formar as mudinhas que seriam plantadas nas telhas. O Plantando na Cidade é importante porque promove a educação alimentar e a qualidade de vida nas grandes cidades. No fim, é muito gratificante ver despontar as primeiras folhinhas daquilo que você cultivou”.

Numa plantação convencional, seria doloroso para uma pessoa idosa ficar muito tempo agachada, carpindo e fazendo esforço físico. Nas telhas é bem mais simples: o cultivo fica suspenso. “Passo horas trabalhando e nem sinto”.

Agora Glória pretende levar o projeto a casas de repouso e asilos. “Em qualquer cantinho da garagem, do quintal ou da laje desses lugares podemos montar uma horta e preencher o tempo e a cabeça dos velhinhos. Com eles lucramos duas vezes: temos o prazer de ensinar e o de aprender”.

SAIBA MAIS:
O modelo de plantação em telhas:
Fazer uma horta em uma telha de 3 metros de comprimento custa em torno de R$ 120. Primeiro monta-se um suporte de alvenaria, com blocos de concreto e tijolos. Depois, é colocada a telha em cima deste suporte. A telha é preenchida com pedras, que ajudam a drenar a água, e, por fim, terra. Depois é só plantar as mudinhas e as sementes  e regar. Nesse modelo, cada metro quadrado de área plantada pode render 16 pés de alface por colheita.

 

Fonte: revista sou mais eu

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: