Início > Uncategorized > Precauções: Antes de viajar de carro com seu animal de estimação, atente a alguns cuidados

Precauções: Antes de viajar de carro com seu animal de estimação, atente a alguns cuidados

                             Grade vertical entre os bancos e cadeiras como as usadas para crianças,são presas ao assento e garante segurança

O fim do ano está chegando e muitas pessoas aproveitam essa época para viajar com seus animais de estimação. Se o meio de transporte da família for um carro, algumas medidas devem ser tomadas para que a viagem não afete a saúde de seu animal, principalmente se ela for longa.

Durante a viagem, cuidados com a alimentação, hidratação e a necessidade de algumas paradas são cuidados que não podem ser deixados de lado.

Pelo fato de não estar acostumado a longas viagens ou até mesmo a andar de carro, é preferível que o animal esteja em jejum durante o passeio. É recomendável alimentá-lo somente duas horas antes da viagem.

Além disso, o tutor não pode esquecer que o cão precisa fazer suas necessidades fisiológicas, portanto, antes de iniciar o percurso e parar de hora em hora é o suficiente para que ele se sinta tranquilo durante toda viagem e também para que o carro não suje.

Para evitar vômitos e a desidratação do animal, os tutores precisam levar vasilhas com água e fornecer várias vezes e em pouca quantidade. Outra dica importante é manter a temperatura e a ventilação constante do veículo para evitar que a temperatura do animal se eleve.

No Brasil há muita displicência no transporte de animais no carro (eles são conduzidos soltos; no colo do motorista ou de passageiro e nas carrocerias de pick-ups), causando problemas. Para completar, a legislação nacional é omissa e proíbe apenas que o bichinho seja levado junto ao motorista (no colo, entre as pernas ou à sua esquerda, próximo à porta) ou nas partes externas do veículo (carroceria ou teto).

1) CAIXAS: o tipo de acessório mais comum para o transporte de animais são as caixas próprias, mais adequadas para gatos e cães de pequeno e médio portes. No entanto, como normalmente ficam soltas dentro do veículo, podem se tornar um grande perigo aos demais ocupantes em caso de acidente ou de freada brusca. Além disso, em viagem de mais de duas horas, é complicado deixar o animal dentro da caixa. Há outros acessórios menos traumáticos para o cão. Para os gatos é recomendada a caixa de transporte, pois eles pulam muito e fazem muita bagunça.
2) CINTO DE SEGURANÇA: o ideal para transportar animais em carros é o cinto de segurança, que “veste” o peitoral do animal e é conectado ao cinto normal do veículo. Para cães menores, opção igualmente segura é a cadeirinha, semelhante às usadas para conduzir bebês, que têm o cinto de segurança e é presa ao banco do carro.
3) GRADE: outro equipamento interessante, que começa a ser importado para o Brasil, é a grade de segurança, excelente opção para a condução de animais de porte maior. Entre as invenções, uma grade vertical, que é colocada entre os bancos da frente, presa do chão ao teto, foi criada com o objetivo de impedir que o bichinho pule para a parte da frente do automóvel. Evita que o animal distraia o motorista ou até pule no seu colo. Mas é recomendado, mesmo com a grade, o uso do cinto de segurança.
4) MULTA: dirigir conduzindo animal ou pessoa à esquerda ou entre os bancos e pernas é “infração média”, com multa de R$ 85,13 e perda de 4 pontos na CNH (art. 252). Conduzi-los no teto ou na carroceria do veículo (exceto quando autorizado) é “infração grave” (multa de R$ 127,69 e perda de 5 pontos na CNH), além da possibilidade de ter o carro retido.
5) VIAGEM: além dos cuidados relativos à segurança do animal e das pessoas no trânsito, em viagem dentro do território nacional há regras a serem seguidas pelos donos dos mesmos. Para cães e gatos é preciso portar a carteira de vacinação e o atestado de saúde emitido por veterinário.

 

Fonte: Anda, Notícias automotivas

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: