Início > Uncategorized > Ecovilas: Paraíso ou Fuga ?

Ecovilas: Paraíso ou Fuga ?

2_out

 

  R ecebi no facebook um convite de um grupo de veganos interessados na procura/compra de algum terreno que realize o sonho de uma ecovila.

   Em um primeiro momento a idéia pareceu tudo de bom…porém instantes depois comecei a me questionar se isso não significaria uma fuga/desistência do nosso ativismo. Penso que às vezes nos sentimos cansados quando, em alguns momentos, olhamos e vemos uma sociedade que parece não querer mudar. Daí, o fato de querer viver num lugar melhor, compartilhando idéias com pessoas que tenham os mesmos ideais – indo para bem longe das bandejas de carne que, sem o menor pudor, são  expostas  nos supermercados de nossas cidades, um lugar distante das churrascarias onde pessoas mastigam pedaços queimados de carne com cheiro idêntico aos locais dos incêndios com vítima… Essas coisas que  para  nós veganos parecem tão óbvias, mas fogem ao entendimento da maioria das pessoas…

  Com certeza morar na cabana acima, comer os frutos de uma  horta comunitária, ter uma relação amigável (e não a do garfo) com outras espécies são alguns dos nossos ideais.

   Mas nós (povo urbano) poderíamos assim viver ?  hipoteticamente sim… E fica perfeito se tivermos um trabalho que nos possibilite  realizá-lo em casa.  A internet facilitaria o contato externo, casas auto sustentáveis nos proporcionariam o conforto desejado. Um lugar para colocarmos em pratica nossos projetos de auto sustentabilidade, reciclagem, compostagem e horta… Parece ótimo, não?

   Compartilhei essa idéia com um amigo que me falou sobre alguns projetos parecidos. Segundo ele, o maior problema surgia quando os filhos dos casais dessas comunidades cresciam. A necessidade de escolas, universidades e a conseqüente busca profissional naufragava o projeto. Essa conversa aconteceu a beira de um rio, num daqueles lugares onde a natureza se mostra e nos proporciona um enorme bem estar. Ali a natureza conspira e dá sua opinião. O contato direto da pele com a areia e a água, o sol e o vento,  sem falar das belas casas na beira do balneário e a presença até de um dócil pônei, nos fez concordar que a idéia, pelo menos para os profissionalmente “auto sustentáveis”, parece muito boa.

   Sim, eu moraria na cabana da foto, e você ?

 

Para ver Ecovilas na web:

Rede Global de Ecovilas

Instituto de Permacultura e Ecovilas do Pampa IPEP

Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado IPEC

Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica IPEMA

Instituto de Permacultura IPOEMA

Rede de Ecovilas das Américas e link para Rede Brasileira de Ecovilas ENA Brasil

Artigo ENA

Gaia Brasil

Ecovila Arca Verde

Ecovila Tibá

Ecovila Clareando

Instituto Visão Futuro

Fundação Gaia

Ecovilas em outros paises:

Findhorn, Escocia

Torri Superiore, Italia

Tamera, Portugal

Sieben Linden, Alemanha

Zegg, Alemanha

The Farm, USA

Auroville, India

Huehuecoyotl, México

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: