Início > Uncategorized > QI alto pode favorecer dieta vegetariana, diz estudo.

QI alto pode favorecer dieta vegetariana, diz estudo.

 

             N a Semana Vegetariana publico mais um post sobre o assunto. É do Estadão. Vejam:

AlbertEinstein

 

LONDRES – Crianças com bom desempenho em testes de Quociente de Inteligência (QI) são mais propensas a virar adultos vegetarianos, diz um estudo divulgado na publicação científica britânica British Medical Journal.

Uma equipe da Universidade de Southampton descobriu que entrevistados vegetarianos, na faixa dos 30 anos de idade, haviam apresentado, em média, cinco pontos a mais no teste de QI feito quando tinham 10 anos do que os não-vegetarianos.

Os cientistas dizem que essa ligação pode explicar porque pessoas de QI mais alto são mais saudáveis, tendo em vista a associação de dieta vegetariana com índices baixos de obesidade e doenças cardíacas.

Dos 8.179 pesquisados, 366 se disseram vegetarianos.

Em testes realizados em 1970, os que hoje são vegetarianos apresentaram uma média de QI de 106, comparado com a média de 101 dos não-vegetarianos.

As médias, entre as mulheres, foram de 104 (vegetarianas) e 99 (não vegetarianas).

Estilos de vida

Os pesquisadores disseram que não foi registrada diferença na média de QI entre os vegetarianos que comem também carnes brancas e os que não as consomem. (*)

Eles disseram que as conclusões se devem em parte a fatores culturais, como uma melhor educação, mas que ainda assim as estatísticas são relevantes.

"A descoberta de que crianças mais inteligentes têm uma tendência maior a se tornar vegetarianas, em conjunto com evidência de benefícios potenciais de uma dieta vegetariana, pode explicar porque um QI maior na infância é relacionado com um risco reduzido de doenças cardíacas na vida adulta", disse Catherine Gale, da equipe de pesquisadores.

Ela reconhece, entretanto, que a ligação pode ser apenas relacionada com estilos de vidas diferentes, como a escolha de jornais, por exemplo.

Já o médico Frankie Phillips, da British Dietetic Association (Associação Dietética Britânica), disse : "É como a história do ovo e da galinha. As pessoas viram vegetarianas porque têm QI alto ou porque são mais atentas a questões ligadas à saúde?"

(*) A Sociedade Vegetariana Brasileira adverte: vegetarianos que comem também carne branca são seres mitológicos  (tipo Saci Pererê, Boitatá, sacou?), que habitam a mente de jornalistas desinformados e pessoas confusas em geral. Quem come carne, seja qual for o tipo, não é vegetariano. E fim de papo! Ah, sim, peixe também é carne…

Fonte: Estadão.

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: