Início > Uncategorized > XIXI NO BANHO – ATITUDE PELO PLANETA ?

XIXI NO BANHO – ATITUDE PELO PLANETA ?

 

xixi2

 

 

Quem já não viu um comercial onde a S.O.S Mata Atrântica propõe o xixi no banho como ato ambientalista?

Na Veja:

Que economia de água um xixi no banho pode gerar?
Cada descarga na privada consome de 12 a 20 litros de água. Se uma pessoa fizer xixi no banho uma vez por dia, vai gerar, ao longo de um ano, uma economia superior a 4.300 litros. Agora, imagina isso multiplicado por muitos, em todo o país. É preciso lembrar que a descarga é um dos maiores vilões do aquecimento global. O banheiro como um todo, aliás [calcula-se que 80% da água que um morador do Sudeste consome num dia escoe pelo ralo do banheiro]. É por isso que dizemos para as pessoas lavarem roupa íntima ou salada no chuveiro. É uma forma de fazer aquela água render mais.

Que outras atitudes as pessoas podem tomar a favor do ambiente?
A questão mais importante agora é o consumo. Já consumimos uma vez e meia o planeta. E quando falo em consumo não me refiro apenas às compras no supermercado: falo de água, de luz, de combustível e de coleta seletiva (talvez a mais séria das coisas). Quanto mais você consome sem consciência os recursos naturais, maior é o seu rastro ambiental, pior é o prejuízo que você gera para o planeta.

Você faz xixi no banho?
E quem não faz? Na enquete que estamos promovendo no site Xixi no Banho, 75% das pessoas (56.438 votos) já assumiram fazer. Mas achamos que o número é maior. Ainda tem gente se escondendo. Fazer xixi no banho não é uma novidade. A proposta é brincalhona, o xixi no banho é algo simbólico, para falar de algo maior.

 

A campanha da SOS Mata Atlântica  

"O que a gente quer é provocar, é mexer com a consciência das pessoas", afirma Malu Ribeiro, coordenadora da rede das águas da SOS Mata Atlântica.

         Segundo Malu, a resposta das pessoas tem se dado principalmente via internet, levando em conta o lado humorístico da campanha. "Essa reação inicial das pessoas, ‘mas isso não é nojento?’, está sendo muito bacana", diz.   Já o lado publicitário da campanha foi planejado pela agência F/Nazca e tem como "garoto-propaganda" um sapo. "Usamos o sapo porque ele é um bicho que só consegue viver onde tem água limpa. Se a água está contaminada, ele morre", diz Malu.
           Malu afirma também a preocupação da ONG em não causar um problema de saúde pública. "A gente fez todas as perguntas possíveis aos especialistas, para ter a certeza de que não estaríamos expondo as pessoas a nenhum risco."

           * Veja mais:

  • no site da campanha www.xixinobanho.org.br   – onde podem ser encontrados vários dados sobre o  desperdício de água;
  • no link do G1 – as questões de saúde pública, onde há um especialista comentando sobre os riscos de se urinar no banho.

 

Fonte: G1

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: