Início > Uncategorized > V&G@N a partir de hoje – UMA RESPOSTA À HIPOCRISIA

V&G@N a partir de hoje – UMA RESPOSTA À HIPOCRISIA

      Almoçando em um restaurante comum – daqueles onde quem é vegetariano costuma encher o prato de saladas por falta de opções, acabei colocando no meu prato algo que pensei serem apenas batatas. Chegando a mesa fui chamada de “hipócrita” (forte, não?) por um colega não vegetariano. Só então verifiquei que, misturados às batatas, existiam pedacinhos muito finos de frango… Expliquei meu engano e informei que aquilo não seria comido (além das questões éticas de defesa animal, não costumo comer cadáveres…). Não adiantou muito…meu colega regozijou-se em classificar um vegetariano atrapalhado como hipócrita…

     Vegetariano passa trabalho… Mas, como tudo tem seu lado bom, foi em função do peso daquela afirmação que reexaminei meus conceitos éticos e decidi que a partir de hoje sou vegan, banindo também o leite e seus derivados da minha alimentação. 

    É claro que, como viajo muito pelo meu trabalho, terei que organizar um kit alimentação tipo lancheirinha (já tentou encontrar leite de soja em restaurantes de beira de estrada?). Mas não há nada que um vegan determinado e organizado não consiga enfrentar.

    Isso me faz lembrar de um amigo vegan com quem às vezes viajo…comemos saladas, legumes e tudo mais que uma alimentação saudável e eticamente correta nos permite – para os casos de emergência ele (vegano experiente) costuma levar porções de rapadurinhas de amendoim que divide com os despreparados (eu).

   E quanto ao colega “comum” (não vegan)** com quem dividi ontem a mesa?  Bem, espero conseguir passar a ele informações sobre alimentação saudável e um pouco do senso ético***  que obviamente hoje lhe falta…

 

Errata:

Para não ferir suscetibilidades, explico que:

** “comum” = não vegetariano, ou seja, comum=maioria. Infelizmente, no meu entender,  a maioria das pessoas ainda costuma comer carne.

*** ético = ética animal, significando, no contexto,  aqueles que não comem carne por não compactuarem  com  o  sofrimento que os humanos causam a outras espécies.

Categorias:Uncategorized
  1. luiz
    setembro 28, 2009 às 1:37 am

    Desejo sucesso em tornar ético o seu colega "comum". A falta de educação e sensibilidade em ofendê-la de hipocrita e seguir hábitos alimentares tão primitivos já demonstra que não é uma pessoa de boa indole. Pena. Lamento por todos que tem que conviver com pessoas deste tipo.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

